MR Cunha é especialista em transporte de componentes para instalação de parques eólicos

O Brasil tem desenvolvido em passos largos seu potencial energético nos últimos anos, notadamente em sua matriz sustentável e limpa. A instalação e operação de parques eólicos e de energia solar é realidade em várias regiões do país, aproveitando as características invejáveis de nossa topografia. De acordo com o Conselho Global de Energia Eólica, com base nas instalações de 2016, o Brasil tem cerca de 11 GW de turbinas eólicas em operação, e foi classificado como o quinto colocado do setor no mundo. Além disso, o potencial de geração é enorme: o fator de capacidade – a quantidade de eletricidade produzida em comparação com o potencial de produção - é de 39%, o que confere ao país o melhor índice de aproveitamento do mundo.

O notável crescimento dos parques eólicos e de energia solar no país demanda prestadores de serviços especializados. O transporte de componentes para a instalação das estruturas, por exemplo, possui uma série de particularidades, como a capacidade para manipulação e transferência de volumes diferenciados.

As peças e componentes que fazem parte de cada torre de geração são grandes e delicadas, e necessitam ser transportadas com cuidado, vencendo muitas vezes distâncias significativas, desde o fabricante até o parque energético, em prazos normalmente bastante reduzidos. A MR Cunha, empresa com sede no ABC Paulista, é especializada no transporte de componentes para montagem e instalação de aerogeradores, operando em todo o território nacional e atendendo aos principais players desse mercado. Com frota moderna e totalmente rastreável, a MR Cunha oferece flexibilidade no atendimento, cumprindo prazos de entrega diferenciados, sempre com qualidade e competência.

Mercado de energia renovável deve crescer cada vez mais nos próximos anos

Como signatário das metas definidas na COP21, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas realizada em 2015 em Paris, o Brasil se comprometeu a alcançar 100% de energias renováveis até 2050. A agência Bloomberg New Energy Finance estima que, até 2040, 90% da matriz elétrica brasileira será composta por energia renovável (eólica, solar, hidrelétrica e bioenergia), além de sistemas de armazenamento e baterias. Apenas os segmentos eólico e solar fotovoltaico, incluindo geração distribuída, devem representar entre 40 e 50% da matriz elétrica do país em 2050, segundo essas projeções.

Atendendo ao mercado de energia renovável desde sua fundação, em 2010, e totalmente adequada às necessidades dos clientes, a MR Cunha Transportes está preparada para acompanhar o crescimento expressivo que o setor deve continuar experimentando nos próximos anos.