Rastreamento de cargas da MR Cunha garante segurança e precisão no transporte

O rastreamento e o monitoramento de frotas são ferramentas essenciais para garantir a segurança dos motoristas e das cargas transportadas, e sua correta utilização está entre as prioridades da MR Cunha Transportes. Segundo dados de um estudo sobre o impacto econômico do roubo de cargas no Brasil, publicado pela Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o roubo de mercadorias causou um prejuízo estimado em R$ 1,4 bilhão apenas em 2016. O acompanhamento em tempo real da frota propicia uma eficiente organização e agilidade nas respostas da empresa, qualidades reconhecidas por todo o mercado.

Geralmente, o sistema de rastreamento é combinado com soluções de telemetria, o que possibilita mais informações sobre a forma de condução do veículo e alguns dados de manutenção. Os provedores destes serviços normalmente trabalham com os sistemas via satélite, rádio frequência, celular (GPRS e GPS) e celular aliado ao satélite, para garantir um rastreamento preciso e em tempo real dos veículos nas estradas do país. O sistema de rastreamento utilizado pela MR Cunha, além de diminuir o tempo de sombra -- que é quando o veículo pode ficar sem sinal rastreável --, possibilita conexão 24 horas por dia com o veículo monitorado.

O sistema da MR Cunha também oferece informações reais e imediatas da rota tomada pelo veículo, sendo possível verificar o andamento das entregas e até estipular uma rota específica para que o veículo siga. Assim, a frota é muito mais produtiva, segura e competente, uma vez que as rotas são definidas analisando os trajetos mais curtos e rápidos.

Com o sistema de rastreamento utilizado pela MR Cunha é possível acompanhar o desempenho por veículo e por motorista individualmente, analisando casos de falhas mecânicas no veículo ou de desvios e paradas indevidas durante o percurso. Todas essas informações reunidas, aliás, fornecem uma base considerável para que a empresa esteja sempre atenta, melhorando constantemente o serviço prestado.

O monitoramento de cargas também permite fornecer informações aos clientes em tempo real, possibilitando que acompanhem suas cargas em todo o percurso, desde a coleta até o destino, garantindo transparência e dinamismo no serviço. O sistema da MR Cunha ainda inclui um dispositivo importantíssimo, o botão de pânico, instalado em local secreto, que em caso de emergência emite um sinal para a central de monitoramento, possibilitando o acionamento imediato do gestor da frota e demais providências necessárias.

Durante a greve dos caminhoneiros ocorrida em maio desse ano, a MR Cunha Transportes possuía alguns veículos parados nas estradas bloqueadas do Brasil, em muitos locais sem nenhum sinal de celular. Através da eficiência de seu sistema de monitoramento, a empresa foi capaz de tranquilizar as famílias dos motoristas depois de conferir a localização de cada veículo.

Em outra ocasião, percebeu-se um pequeno desvio na rota de um veículo que se encontrava em uma localidade cujo índice de criminalidade é considerado alto. O desvio aconteceu por poucos metros, mas já foi notado pelo sistema de monitoramento, e o motorista foi prontamente acionado para verificação de condições.Esses exemplos mostram como a tecnologia pode ser usada para garantir a segurança do motorista e da carga. Graças a seu sistema de rastreamento, aliado a outros controles da empresa, a MR Cunha pode oferecer sempre a melhor prestação de serviços de transporte, com eficiência, agilidade e segurança.